//
you're reading...
Opinião, Política, Sociedade

O bolsonarista no espelho


Conversando por aí, me parece claro que a maioria dos brasileiros hoje entende que Bolsonaro foi uma péssima escolha, afinal quando converso sobre o assunto, acabo por descobrir que a maioria diz ter votado no Amoêdo no primeiro turno e que só votou no Bolsonaro no segundo turno por falta de opções.

Isto me leva a crer que ou realmente tivemos uma fraude na eleição (era para o Amoêdo ter ganho no primeiro turno) ou o pessoal está com vergonha de assumir que votou no Bolsonaro logo de cara (e sabe que errou).

Nem irei entrar no mérito da eleição de 2018 e das opções que tínhamos. Escrevi sobre isto na época aqui

E como errar é humano e aprender com eles é uma parte importante do crescimento, também não vale a pena discorrer sobre 2018 ou sobre os arrependidos… Precisamos apenas que eles ajudem a tirar o #genocida do palácio do planalto no ano que vem.

Hoje eu gostaria de escrever sobre o Bolsonarista raiz, aquele que acha que Bolsonaro está sempre certo, que grita a plenos pulmões que Bolsonaro é o #melhorpresidente e que sem ele estaríamos perdidos, dominados por pedófilos, comunistas, aliens, chineses, minorias e membros da cabala (não necessariamente nesta ordem).

Este é o pessoal que realmente se identifica com as idéias propagadas por Bolsonaro.
Com a misoginia e preconceito travestidos de “conservadorismo”, com o descaso com a vida alheia travestido de “proteção a economia”, com o egoísmo e moral relativizados por conceitos manipuláveis como “familia” e “Deus”.

Esta é a pessoa que se olha no espelho e enxerga o Bolsonaro.

Que teme tudo que é novo e diferente e rejeita novas visões do mundo sem nem discutí-las, que teme perder seus privilégios (sejam lá quais forem), que acha que tudo é uma conspiração contra ele e que apenas ele e aqueles que concordam com ele sabem da verdade. Que defende a tortura e idolatra torturadores. Que pouco se importa com o meio ambiente e que ri das mazelas dos outros. Que faz pouco caso da dor alheia.

Porque se existe algo que não podemos dizer de Bolsonaro é que ele enganou seus eleitores. Ele sempre disse a que veio e quais “valores” ele defende.

No fim, Bolsonaro não criou o bolsonarismo.

Ele é apenas o reflexo de todo um grupo de pessoas que não se sente representado por ideais de igualdade ou justiça (a não ser que os beneficiados sejam eles), que não compreendem o mundo em que vivemos e não aceitam que é impossível termos uma solução simples para resolver um problema complexo. Ao mesmo tempo, não aceitam que eles não tem soluções para propor e que os problemas que eles não compreendem são “mi mi mi”ou “blá, blá, blá”.

Infelizmente para estes, existe muito pouco que podemos fazer ou dizer que irá mudar a percepção de mundo que eles tem.

A não ser levá-los para o psicanalista ou psiquiatra.

Afinal, sociopatia não tem cura.

About Alexandre Cezar

A 43 years old Brazilian guy, married and happy. Looking to share ideas, discuss and improve them for who knows make this world a better one.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

October 2021
M T W T F S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

Insira seu endereço de email para receber atualizações do Blog automaticamente por email.

Join 19 other followers

%d bloggers like this: