//
you're reading...
Internet, Opinião, Sociedade

Por que ainda usamos redes sociais?


Longe de mim querer ser o juiz de tal discussão (claro que se dependesse deste que vos escreve, o Twitter e o Facebook já teriam falido faz tempo e o time que inventou o TikTok teria sido encorajado a voltar para a prancheta e ter uma idéia que realmente prestasse antes de começar a escrever a primeira linha de código), mas como não depende, bem aí estão eles.

E apesar de entender que atualmente noto mais malefícios do que benefícios no uso de redes sociais, acredito realmente que devemos debater o tema para identificar como evoluir o uso destas ferramentas e o que escrevo abaixo é apenas e tão somente a minha humilde opinião, que deve ser considerada como tal…Mesmo porque não estou sendo neutro aqui.

Para começar, vale dizer que entendo que o problema em si não está na ferramenta, mas no seu usuário (mesmo caso dos que defendem a abertura de posse de arma de fogo dizendo que não é a arma que mata, mas sim aquele que puxa o gatilho…O que obviamente não resolve a situação porque alguém ainda morre). Redes sociais são similares neste contexto, afinal o Twitter não foi concebido para ser a rede social do ódio, seus usuários o tornaram assim. O Facebook não foi desenhado para ser a plataforma oficial das fake news (os usuários o tornaram) e o Instagram não foi desenhado para ser a ferramenta oficial da perda de tempo, ostentação e fake lives (adivinha quem o transformou nisto?)…

E apesar de parecerem inofensivas, as redes sociais estão causando danos gigantescos a pessoas (inclusive causando mortes), as sociedades, a democracia e ao próprio planeta.

E como as redes sociais tem tal potencial destrutivo, precisam ser reguladas (assim com as armas).

Claro que elas não foram concebidas com tal objetivo destrutivo (creio eu) e o foco inicial era realmente o de facilitar a comunicação e a troca de idéias, descentralizando o domínio da informação. Por isto é importante entendermos o contexto do porque saímos do ponto onde estas tecnologias serviram como alicerce para mudanças positivas no mundo para onde nos encontramos hoje. Eu recomendo a leitura deste artigo do MIT Technology Review que oferece uma visão extremamente detalhada sobre o assunto.

Não que redes sociais não tragam benefícios, pois obviamente o fazem, mas como eu escrevi anteriormente, entendo que os malefícios estão realmente ofuscando as vantagens.

Existem diversos artigos sobre o tema que recomendo ao leitor a leitura em sua totalidade, de forma que possa formar a sua opinião (um dos vários problemas que noto nas redes sociais é o fato de quase ninguém ler uma notícia, focando apenas na chamada ou no sumário e à partir daí formar opiniões sem nenhum embasamento).

Particularmente recomendo alguns artigos e estudos:

Impacto das redes sociais na nossa saúde
https://www.forbes.com/sites/alicegwalton/2018/11/16/new-research-shows-just-how-bad-social-media-can-be-for-mental-health/

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/30671555/

Impacto das redes sociais em regimes democráticos:
https://news.utexas.edu/2018/11/05/how-did-social-media-become-dangerous-for-democracy/

https://www.washingtonpost.com/opinions/2019/09/11/heres-how-social-media-could-threaten-democracy-even-without-help-russians

Impacto das redes sociais na expansão de notícias falsas
https://www.internetsociety.org/blog/2018/03/fake-news-spread-fast-dont-blame-bots/

https://www.cigionline.org/multimedia/video-beware-fake-news

Mas como tudo tem dois lados, seguem alguns artigos e estudo sobre o lado bom das coisas 🙂

https://www.technology.org/2019/06/06/social-networking-sites-and-the-positive-impact-they-have-on-the-society/

https://www.hsph.harvard.edu/news/features/social-media-positive-mental-health/

Alguns temas que entendo serem importantes debatermos afim de determinar como usar as redes sociais de forma mais efetiva e benéfica a todos.

  • Como garantir que notícias publicadas sejam verificas a autorizadas a serem compartilhadas apenas após sua autenticidade ter sido verificada? (e quem fará tal verificação)
  • Como limitar o efeito de comentários nocivos a indivíduos?
  • Como efetivamente responsabilizar indivíduos ou entidades por seus comentários e por espalhar notícias falsas?
  • Como limitar o uso de redes sociais e seus efeitos a crianças e adolescentes?
  • Como permitir que pequenas empresas possam usar redes sociais de forma a promover seu alcance a um maior número de usuários sem que estes sejam consumidos por grandes empresas?
  • Como permitir o acesso a informações a agências de segurança sem comprometer a privacidade do indivíduo? (ou até onde podemos ou queremos ir)
  • Podemos utilizar os dados das pessoas como base para implementar uma política de renda mínima?

Esta lista acima, obviamente não é extensiva mas apenas exemplos de alguns assuntos que precisamos debater e obter definições enquanto sociedade.

Não podemos continuar da maneira que as coisas estão, pois como bem disse um cientista algum tempo atrás…”Em 1969 nós íamos a TV para explicar como chegamos a Lua e em 2020, vamos a TV para discutir se o planeta é plano ou não…”

E para finalizar, sugiro mais uma leitura que mostra os impactos positivos e negativos das redes sociais – https://socialnetworking.procon.org/

#partiudiscussão

About Alexandre Cezar

A 40 years old Brazilian guy, married and happy. Looking to share ideas, discuss and improve them for who knows make this world a better one.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

June 2020
M T W T F S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Insira seu endereço de email para receber atualizações do Blog automaticamente por email.

Join 19 other followers

%d bloggers like this: