//
you're reading...
Internet, Sociedade

Trabalhando de casa…Algumas dicas


Infelizmente, todos estamos sendo impactados (alguns mais, outros menos) pelo Coronavírus e, por isso, muitas empresas decidiram permitir que seus funcionários trabalhem remotamente (uma decisão sábia, na minha humilde opinião).

Desta forma, até que esta crise termine, muitos estarão trabalhando de casa ou desde algum outro local que não seja seu escritório.

Como essa pode ser uma experiência nova e desafiadora para muitas pessoas e porque eu trabalho de home office faz mais de uma década e acabei aprendendo algumas lições ao longo do caminho, decidi escrever este post na tentativa de ajudar outras pessoas a terem sucesso nessa mudança de paradigma.

Espero que isso possa ajudar.

Então, direto ao ponto. O que eu acredito serem as melhores práticas:

1) Encontre um lugar onde você possa se concentrar no seu trabalho

Se você tem um quarto ou pode transformar algum cômodo em um escritório, melhor. Caso contrário, uma mesa de jantar ou cozinha, funciona muito bem. A chave é: procurar um lugar onde você possa trabalhar sem interrupções, de uma maneira confortável “e ergonômica”.

2) Defina um horário para começar e um horário para parar de trabalhar

Se você executar bem o item 1, descobrirá que pode ser muito mais produtivo do que se estivesse trabalhando na empresa (menos interrupções) e, por isso, se não prestar atenção, acabará trabalhando muito mais horas do que deveria. Portanto, defina um horário para começar e um horário para parar (você pode ser flexível com eles, se o seu trabalho permitir)

3) Mantenha sua programação atualizada

Trabalhando de forma isolada, o contato com as pessoas do escritório diminui muito e por isto é importante manter sua agenda atualizada, para que as pessoas saibam quando você está disponível para reuniões ou outras discussões.

4) Adicione algumas pausas durante o dia

É importante ter algum tempo para descansar, fazer uma refeição decente, ir à academia, simplesmente recarregar ou brincar com seus filhos (o escritório em casa permite isso); portanto, faça alguns intervalos curtos durante o dia. Mesmo que a sua pausa contemple apenas andar pela casa ou beber um copo de água. Ficar parado por horas em sua mesa não fará nenhum bem à sua saúde.

5) Você não está indo para o trabalho. Use esse tempo com sabedoria.

Agora você pode ter alguns minutos ou horas disponíveis apenas no seu tempo. Assuma o controle sobre eles. Se você for usá-lo para trabalhar, estudar, exercitar-se, meditar, ajudar em casa, etc … é com você. Mas aproveite este tempo adicional.

6) Converse com sua família em casa e explique a situação.

Crianças serão crianças, esposas serão esposas, maridos serão maridos, animais de estimação serão animais de estimação (a menos que o animal seja um peixe, um gato ou uma tartaruga), exceto estes, todos os outros desejarão sua atenção … afinal, você está em casa! É por isso que é importante ter uma conversa adequada e explicar que isso é trabalho, apenas sendo feito de outro lugar e que você tem obrigações e horários.

Mas, como mencionado anteriormente, seu tempo é muito flexível agora, então você também pode aproveitar para passar algum tempo de qualidade com sua família 🙂

7) Mesmo com essa conversa, as crianças serão crianças. E tudo bem.

Se, em algum momento, seu filho invadir a sala durante uma reunião, não entre em pânico. Simplesmente explique a situação aos outros participantes e ajude seu filho com o que ele precisar (ou peça ajuda, se possível) e retorne à reunião. Somos todos humanos e entendemos que isso acontece de tempos em tempos.

8) Entenda o que é esperado de você.

Bom, é claro que todos esperam que você apenas faça seu trabalho, certo? Bom, mais ou menos, afinal pessoas diferentes esperam coisas diferentes de você (talvez além do trabalho, elas também desejem que você esteja disponível no Skype, Slack, Telegram ou e-mail). Então, tenha as regras estabelecidas.

9) Seja o dono do seu trabalho

Como provavelmente você já percebeu, o home office faz com que, do ponto de vista do trabalho, você esteja o mais sozinho possível, então é importante estar em sincronia com seus líderes.

Converse com eles, entenda suas tarefas, prazos e expectativas.

10) Não fique muito distante dos colegas de trabalho. Você ainda faz parte de uma equipe.

Quando alguém trabalha remotamente, é fácil ficar deslocado, como se você não fizesse mais parte da equipe, talvez nem mesmo parte da empresa. E você pode começar a ter todos os tipos de pensamentos malucos.

Não caia nessa. Você continua sendo um membro valioso da equipe.

Mas, para evitar esta situação, simplesmente defina um horário de reunião para juntar o time, seja para fazer algum trabalho ou apenas conversar.

11) Planeje suas tarefas diárias de acordo

Você pode facilmente perder o controle do seu trabalho se não focar em suas tarefas e o resultado é chegar ao final do dia tendo iniciado várias coisas mas finalizado poucas.

Para evitar isso, crie uma lista de atividades nas quais você estará trabalhando, logo no início do seu dia e tente seguir o plano.

Tudo bem se as coisas mudarem (as prioridades mudam), mas você precisa saber por que as está mudando.

E acompanhe o que você está fazendo.

Como exemplo, faço anotações de todas as principais atividades em que trabalho em um bloco de notas.

12) Seja profissional

Aja profissionalmente. Home Office não é o mesmo que “Hommer” Office.

Com isso, desejo tudo de bom, espero que você tenha um tempo produtivo e agradável trabalhando em casa (e talvez esse evento mude até a maneira como trabalhamos para sempre).

E vamos vencer isso juntos.

PS: Lembre-se de lavar as mãos

About Alexandre Cezar

A 40 years old Brazilian guy, married and happy. Looking to share ideas, discuss and improve them for who knows make this world a better one.

Discussion

Comments are closed.

April 2020
M T W T F S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

Insira seu endereço de email para receber atualizações do Blog automaticamente por email.

Join 19 other followers

%d bloggers like this: