
A árvore de Natal acima é a do parque do Ibirapuera, em São Paulo. Está bonita sim, mas longe do que já foi (inclusive estão apagando a árvore este ano durante a madrugada)…WTF?
E bom…Isto é tudo o que a maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo fez neste natal…
Claro, ainda existem os shoppings e a Netflix que enfeitou uma casa na Paulista, mas aí é comércio e propaganda…vale como enfeite mas não como “espírito de Natal”.
Me refiro as ruas inteiras enfeitadas, as milhares de casas e sacadas de apartamentos com luzes de Natal…em uma época não tão antiga, onde era só sair dirigindo pela cidade para se maravilhar com as decorações…Elas estavam em todos os lugares.
E daí vem o meu questionamento…Será que os brasileiros realmente estão perdendo o espírito natalino? Por que com exceção de cidades como Gramado que faz do turismo natalino um de seus maiores eventos, o restante do Brasil está na mesma toada…
Conversando com amigos sobre o assunto, escutei várias respostas similares…“A crise desanimou a todos”, “As eleições dividiram muitas famílias e não há clima para festa“, “Era o capital privado que sempre investia pesado na decoração de Natal e eles meio que desistiram…“
Se forem estes os motivos, é triste…
O Natal sempre foi uma época tão bacana…para reenergizar e sair um pouco do stress do dia a dia…e conectar com quem realmente importa e nos lembrarmos do que é importante…
Escrevo este texto no dia 23 de Dezembro e pelo menos pra mim parece que nem estamos em Novembro ainda…Olhei a programação da TV e não tem um especial de Natal…Absolutamente nada…Nada de Rudolf, nada de Turma da Mônica, nada de Quebra-Nozes, nada de Xuxa (ufa!!!)..
Sei que não é uma coisa global pois outras cidades se enfeitam e o pessoal curte mesmo…
Vejam alguns exemplos…
Paris

Londres

Lisboa

Munique

Nova Iorque

Roma

São Francisco

Tóquio

Só para citar algumas…E todas estas cidades passaram por crises recentes e nem por isto o clima de Natal arrefeceu…as decorações podem ter sido mais simples…mas as pessoas ainda se importavam em viver o clima…
Não sei se aqui ainda conseguimos nos importar com o Natal…E o seu significado.
Espero estar errado…E que seja tudo só impressão minha.
Discussion
No comments yet.