//
you're reading...
Política, Sociedade

Intervenção militar? O nome disso é ditadura!


dictatorship-4

A imagem acima é uma charge que explica por si só o que é uma ditadura (ou a tal Intervenção militar).

Ultimamente, por mais incrível que possa parecer, temos visto alguns poucos brasileiros (ainda bem!) clamando por esta tal “intervenção militar”. Ou seja, querem que os militares assumam o poder, prendam os políticos corruptos sem nenhum julgamento e coloquem o país nos eixos de forma mágica.

Alguns dizem “mas será temporário!” Somente por uns meses, quiça 1 ano somente… Claro que sim, afinal este é o acordo firmado (onde?). E vale lembrar que o poder corrompe, não é mesmo? O que garante a estes que pedem pela intervenção militar que os militares restaurariam o país ao seu estado democrático uma vez que magicamente resolvessem todos os nossos problemas? A última “intervenção militar” foi “temporária”… Ela durou apenas 21 anos e deixou cicatrizes que ajudaram a criar esta situação que vivemos hoje.

Mas o que mais me assusta é que vejo que o número de pessoas que pedem por esta insanidade parece aumentar (mesmo entre pessoas com maior nível de escolaridade) e que deveriam ter um melhor discernimento das coisas. Mas educação infelizmente, não é sinônimo de conhecimento.

Então, vamos discutir um pouco mais sobre este assunto, para ver se estancamos a hemorragia mental que afeta estas mentes que defendem a insanidade de termos novamente militares no poder.

E para começar chega de politicamente correto. Não existe intervenção militar. O nome correto é ditadura.

Mas o que é uma ditadura? (Todos os brasileiros deveriam saber o que é, mas vamos lá)

Uma ditadura é um regime não democrático. Entendamos por isto, um governo regido por uma pessoa ou entidade onde não existe participação popular. Na ditadura, o poder está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o legislativo, o executivo e o judiciário.

Ditadura é um governo autoritário que não aceita oposição.

Vamos ver algumas fotos que mostram algumas ditaduras em ação.

ditadura.jpeg

argentina2.jpg

repression12feb.jpg

 

 

 

 

 

 

As fotos acima foram tiradas respectivamente no Brasil, Argentina e Venezuela (só pra ficarmos na América Latina).

O que todas elas tem em comum?

Repressão.

Então, me causa extrema estranheza quando pessoas usam um meio democrático como passeatas, protestos e redes sociais para pedir por um método de governo que não aceita passeatas, protestos e qualquer outro meio de demonstração de discórdia.

Alem disso, precisamos lembrar que muitos dos problemas que enfrentamos hoje são oriundos da ditadura. O fechamento de mercado nos colocou décadas atrás dos países desenvolvidos em termos de tecnologia e negociações comerciais. A desigualdade social disparou durante os anos da ditadura (saímos dos 20% mais ricos detendo 56% da riqueza nos anos 60 para estes mesmos 20% detendo 76% das riquezas ao final da ditadura) e boa parte dos investimentos em infra-estrutura que deviam ter sido feitos na época (desenvolvimento de ferrovias, por exemplo), não o foram.

E nem citei a questão da censura…

Eu entendo que a população perdeu a confiança na política (mas devo dizer que quase não temos políticos no Brasil…são apenas cidadãos com poderes políticos mas sem nenhuma formação adequada…eu os chamo de politiqueiros) e apelou para o radicalismo. Ela imagina que os políticos são culpados por todos problemas e não compreendo a mudança deve vir dela mesma (políticos não são uma sub-espécie humana, eles saem do mesmo lugar que nós), ou seja temos um problema social, na verdade, uma cultura que valoriza o ganho individual a qualquer custo sobre o ganho menor, mas mais igualitário (não estou falando de comunismo ou socialismo de esquerda, só pra deixar claro, mas sim, entendo que no Brasil, raramente pensamos no coletivo).

Precisamos nós mesmo resolver os problemas do Brasil e não esperarmos um salvador com respostas fáceis para problemas complexos. Até já escrevi sobre isto anteriormente, aqui

E para finalizar…Para os defensores da ditadura travestida de intervenção militar, sugiro que pesquisem sobre Robespierre.

Robespierre com seu terror, foi ele próprio vítima do seu remédio.

Bom dia.

 

Advertisements

About Alexandre Cezar

A 39 years old Brazilian guy, married and happy. Looking to share ideas, discuss and improve them for who knows make this world a better one.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

May 2018
M T W T F S S
« Mar   Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Insira seu endereço de email para receber atualizações do Blog automaticamente por email.

Join 95 other followers

%d bloggers like this: