//
you're reading...
Opinião, Política, Sociedade

O Brasil precisa ser refundado


brasil

Eu realmente acredito que o Brasil tem solução.

Mas a esta altura do campeonato, assistindo o caos criado por esta greve dos caminhoneiros, eu entendo que a solução exija uma refundação do país.

Precisamos de mudanças radicais.

Para começar, precisamos redesenhar o governo, que é inchado demais (quase tudo o que é arrecadado é gasto para manter o próprio governo), ineficiente demais (diversos cargos redundantes, muitos outros sem função, extremamente burocrático e lento) e caro demais (onde estão os maiores salários do país?). Reforma política e tributária já.

Precisamos de uma infra-estrutura que funcione (não é por que os caminhoneiros tem razão na sua reivindicação, que o país deve parar se eles decidirem entrar em greve). Precisamos de uma malha ferroviária decente, usar melhor nossos rios para transportar cargas. Na maioria dos países desenvolvidos, o transporte rodoviário é responsável por 20 à 30% de todas as cargas transportadas. No Brasil, é 60%. Absurdo.

Precisamos um transporte público eficiente. Ninguém aguenta mais ficar 3 horas por dia no trânsito nas grandes cidades.

Precisamos rever nossas leis (julgar de acordo com o crime cometido, não pela idade do acusado), reduzir o tempo para o trâmite dos processos. Criar processos que permitam aos condenados, realmente se ressocializarem. Que eles possam aprender uma profissão e trabalhar enquanto cumprem pena para que suas famílias não perpetuem seu destino.

Precisamos refazer nosso sistema educacional. O atual é patético.

Precisamos de um sistema de saúde pública que funcione. Hoje não temos nada.

Precisamos de um plano nacional de segurança. Hoje, só podemos torcer…

Podemos sim, mudar as coisas.

Por que não implementarmos um sistema de imposto único, variável apenas no quesito necessidade (combustível tem imposto único X, alimentos tem imposto único Y, remédios tem imposto único Z, etc), cobrado apenas uma vez na compra do item e arrecadado centralmente em Brasilia, para que todas as despesas do governo estejam centralizadas? Não há necessidade dos estados e cidades terem sua própria receita. Não existe a necessidade de tantos tributos.

As cidades e estados apenas devem administrar suas regiões e suas despesas e investimentos devem ser devidamente analisados e aprovados, submetidos para o governo central para que fiquem disponíveis para uso. Podemos automatizar este processo. Remover a mão (podre) política sobre estes recursos (a fonte da corrupção), para a distribuição seja mais simples, justa, rápida e eficaz.

Com isto conseguiríamos ter um único sistema de licitações facilmente auditável e que poderia verificar em tempo real se os preços praticados na licitação estão dentro dos preços cobrados pelo mercado. Com a corrupção devidamente posta à margem e com o tamanho do governo sob controle, sobra dinheiro para investirmos de forma adequada e coerente.

Mas não existe nenhuma reforma em curso. Nenhuma vontade política de fazê-lo.

Por isto voltamos ao ponto inicial.

Precisamos refundar o Brasil.

Bom dia.

 

Advertisements

About Alexandre Cezar

A 39 years old Brazilian guy, married and happy. Looking to share ideas, discuss and improve them for who knows make this world a better one.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

May 2018
M T W T F S S
« Mar   Jul »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Insira seu endereço de email para receber atualizações do Blog automaticamente por email.

Join 95 other followers

%d bloggers like this: