Nos últimos dias, o Sr. ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem percorrido cidades do sul do Brasil e tem encontrado algo que ele não esperava. Muita gente brava e protestos por todos os lados, alguns inclusive mais exaltados.
Nenhuma novidade aqui, claro. Qualquer um que ande pelo país (o que o Lula parece não fazer, exceto em suas caravanas), sabe que, mesmo ele tendo seus 25% de seguidores, que sua rejeição é imensa. Mas, o interessante é a sua resposta a isto. Lula critica o “ódio” das pessoas que protestam contra ele, dizendo que não compreende a razão disto.
Mas. como assim? Como o Lula pode ficar surpreso com o “discurso de ódio” usado contra ele? Como ele pode ficar surpreso com a maneira que o país esta rachado?
Foi ele mesmo que plantou a semente do ódio. O do “nós contra eles”. Qualquer busca no Google pelos termos Lula, discurso e nós contra eles irá resultar em centenas de resultados com cópias e vídeos de discursos do mesmo, incitando o ódio de classes e a ruptura de classes.
Agora, parece que a tática de Lula para sair ileso da mais grave crise política e econômica do país é a de tentar passar a ideia de que ele não tem nenhuma responsabilidade com o que está acontecendo. De fazer parecer que ele é apenas um perseguido pelas elites e que o ódio contra ele é apenas o resultado do ódio de classes.
Desculpe Lula. Desta vez, não cola.
Discussion
No comments yet.