//
you're reading...
Uncategorized

Jogando pra galera


Eu admito que o primeiro ano do governo Dilma foi melhor do que eu esperava.

Nossa presidente não disse algo abominavelmente retardado, não afagou os corruptos que infestam Brasília como fazia nosso ex-presidente, demonstrou que sabe se portar em eventos de Estado e é uma boa negociadora.

Mas, ela tem um ponto negativo herdado do seu padrinho político. Só joga pra galera!!! É populista demais.

Hoje, eu parei para ler seu discurso feito no dia do trabalho justificando a queda dos juros e questionando porque os bancos insistem em não reduzi-los e ficou óbvio que o objetivo da nossa presidente é encontrar vilões para o problema da estagnação da economia brasileira. E os vilões da vez são os bancos (que não são cordeiros, diga-se de passagem), mas que também não são os únicos monstros da história.

E para provar minha tese, fui levantar uns números e fazer umas contas.

Quais são os componentes financeiros de um empréstimo?

Vamos lá

Default – 19,0%; Imposto Municipal e do Estado – 9,0%; Margem bruta – 35,0%; Recolhimento compulsório 40%

Vamos supor que o dinheiro é captado a uma taxa anual de 12%.
Se você fizer um empréstimo sob as condições acima, sua taxa final para o empréstimo de 174,57% ano

Vamos assumir então, que o governo desonera suas taxas, com exceção da taxa Default (que os bancos devem manter com fundo de reserva), e que o banco corte sua margem para, digamos, 20%. Aí o custo final do dinheiro vai ser cerca de 60% ou 5% ao mês.

Então, você pode perguntar, e a Selic?

Ela serve de taxa de juros de pagamento da dívida do Governo representada pelos títulos públicos, que são adquiridas diariamente pelas instituições financeiras (overnight), ou seja, com a emissão de títulos públicos, o Governo se compromete a pagar, a título de juros, aos adquirentes destes, a taxa diária da Sistema Especial de Liquidação e Custódia. Sendo assim, a taxa Selic tem lastro nos títulos públicos e é modificada diariamente, por meio dessas operações de financiamento. Ou seja, a Selic dita o quanto o governo pagará por títulos públicos, mas como ela é a taxa básica econômica, ela então serve de referência para as demais taxas.

Resumindo tudo. Abaixando a Selic, teoricamente a sociedade não compra mais títulos públicos e tem mais dinheiro para investir. Aumentando a Selic, fica mais rentável comprar títulos públicos do que investir na economia. Assim, o governos consegue ditar o ritmo econômico.

Como você pode ver então, o discurso da nossa presidente é muito simplista e ignora qualquer matemática quando define os bancos como únicos vilões da economia, quando o governo tão somente reduziu sua taxa básica e nenhum dos outros custos atrelados ao valor do “dinheiro”.

E por que isto?

Por várias razões…Pode ser para justificar no futuro o não atingimento das metas de crescimento, para aumentar a sua populariadade de “combatente dos bancos”, etc…

Mas o fato é que o discurso é só pra inglês ver.

Boa Noite

Advertisements

About Alexandre Cezar

A 39 years old Brazilian guy, married and happy. Looking to share ideas, discuss and improve them for who knows make this world a better one.

Discussion

One thought on “Jogando pra galera

  1. Se ela continuar assim, a Dilma ganha até mesmo a próxima eleição, pois o Lula, acho que não dá mais pra ele por motivo da frágil e debilitada saúde. Bom blog.

    Posted by Joel de sá blog | May 8, 2012, 1:08 am

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

May 2012
M T W T F S S
« Apr   Jun »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

Insira seu endereço de email para receber atualizações do Blog automaticamente por email.

Join 93 other followers

Advertisements
%d bloggers like this: