//
you're reading...
Opinião, Política, Sociedade

Somos bons em sermos ruins


A Copa do Mundo está chegando.

Faltam cerca de 3 anos.

É pouco tempo se pensarmos na magnitude das obras que precisam ser feitas. Precisamos melhorar praticamente todos os quesitos de infra-estrutura no país, como por exemplo hotelaria, transporte, estacionamento, comunicação, estádios, e por aí vai.

Mas me admira o quanto somos bons em não enxergar o óbvio…

O nosso ministro do esporte (que deve viver na base do Prozac, não vejo outra explicação) veio a público dizer que São Paulo está preparada para a Copa em termos de infra-estrutura, falta “apenas um estádio” segundo ele…

Me pergunto, como pode o cidadão chegar em uma conclusão destas????

A rede hoteleira de São Paulo já é muito utilizada normalmente. Isto acontece porque a cidade tem muitos congressos, muitas pessoas visitam a cidade diariamente à trabalho ou turismo, e quando acontece um evento de pequeno porte (vide show do U2) ou de médio porte (vide a Fórmula 1 ou Fórmula Indy) lotam todos os hotéis! Já vi pessoas indo dormir em motéis porque não havia nenhum quarto disponível na cidade devido ao show do U2!!!!!

Aí me pergunto:

Como assim, estamos preparados?

E isto, porque diz a lenda que São Paulo tem a melhor infra-estrutura hoteleira do país!!!!!

MEDO!!!!!

E o transporte?

Você pretende assistir Cazaquistão vs Turquia no Itaquerão??? (se o estádio ficar pronto). Se o jogo for no sábado saia de casa na quinta e acampe na porta. Porque se sair no mesmo dia não vai chegar…Metrô lotado, Trem lotado, ônibus arrebentado e trânsito infernal (até o ano passado era caótico, hoje é infernal). O estacionamento (também conhecido como flanelhinha) vai custar uns mil reais no dia do jogo…

Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e Brasília estão na mesma situação (lá, pelo menos o trânsito ainda é só caótico).

Aeroportos????

A única coisa concreta relacionada aos aeroportos é que eles não ficarão prontos. Esqueça…(quem sabe o Eike Batista????). Bom vou dar um voto de esperança se o Eike resolver se envolver…

Eu já visitei alguns aeroportos internacionais pelo mundo afora e posso dizer.

Os nossos são de lascar…Falta tudo!!!!!!! Restaurantes, estacionamentos, acomodações, mais portões de embarque/desembarque, mais trabalhadores.

Tá bom, o aeroporto de Bogotá (Colômbia) é pior, mas ele está em franca ampliação…Então, em breve seremos ultrapassados… E Bolívia, Paraguai e Paquistão não contam!!!!!

E o trem bala? Ele não vai sair até 2017…Não vai servir nem pra Olímpiada…

Em nosso planejamento, retiramos uma das melhores oportunidades que um evento global como a Copa do mundo traz. A integração entre as pessoas, isto porque uma das premissas da Copa do Brasil é que as seleções se movimentem pouco, ou seja se a Espanha ficar em Manaus, não há chance dela vir para Belo Horizonte disputar uma quartas de final… O que é, com certeza, ruim para o povo.

E historicamente nós brasileiros focamos no planejamento macro (não atentamos aos detalhes) até que os detalhes se apresentem. Somos conhecidos por isto lá fora. Então, pense um pouco. Já temos todos estes problemas só com o planejamento macro!!!! Imagine quando os detalhes baterem a porta!

TENHA MUITO MEDO!!!!

É óbvio que um evento deste porte é ótimo para o país, mas o país precisa estar a altura do evento.

Somos um país continental com problemas continentais. Mas temos um arrecadamento de receitas continental também. Não é desculpa.

Gente competente pra tocar as obras tem! Então, porque elas não estão lá? (Juro que senti um arrepio quando vi o logo da Copa…Pensei, “cadê os designers????, aquele logotipo das mãos parece saído de um pesadelo, foi o neto do Ricardo Teixeira que fez, aposto!”

Mal presságio é fogo.

E não vale dizer que a Copa da África do Sul foi um sucesso, porque não foi!

Perguntem para qualquer jornalista que esteve lá! Uma coisa é o que passam na TV, a outra é a realidade de quem ficou preso no trânsito, foi roubado ou teve que compartilhar celular porque a rede estava congestionada.

Somos bons em ter esperança de que o problema se resolva por sí só (a teoria do caos, sabe?), ou que um herói apareça (Eike, tá na escuta???) e nos salve…

Agora que estamos no final deste post, por uma inabalável decisão do tempo de cada vez diminuir mais, temos como consequência, um pouco menos de tempo para a Copa do Mundo…

Então, deixa eu olhar o UOL, humm, nenhuma novidade…

Quem sabe o Terra…Nada…

G1 talvez…Nops…

IG!!! Ainda existe né?…É existir existe, mas nenhuma notícia que preste…

Ou seja…Tamos na mesma…Ou um pouco pior do que estávamos algumas linhas atrás.

Mas pensando bem, acho que estou enganado.

Foram designers que fizeram o logo da Copa…Designers videntes…

Por que aquela mão encobrindo o rosto, só pode ser de vergonha!!!!

Bom dia a todos

Advertisements

About Alexandre Cezar

A 39 years old Brazilian guy, married and happy. Looking to share ideas, discuss and improve them for who knows make this world a better one.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

May 2011
M T W T F S S
« Apr   Jun »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Insira seu endereço de email para receber atualizações do Blog automaticamente por email.

Join 95 other followers

%d bloggers like this: