Olhando por alto, realmente este fato pode passar desapercebido pela maioria das pessoas (afinal aqui é o Brasil e o que importa é Carnaval, futebol e Bolsa-Família, etc, etc…). Mas este episódio não pode passar em branco.
Porque o caso é sério.
Violaram dados sigilosos de cidadãos brasileiros. Não importa o porque. Não importa de quem.
Poderia ter sido eu ou você.
Mas, por um acaso foram membros da campanha do candidato a presidente da república pela oposição e seus familiares. Segundo o governo, apenas coincidência. Segundo militantes do partido do governo, manobra da oposição. Segundo a oposição, o governo.
Apesar de ter minha opinião sobre o episódio (violaram o sigilo bancário de um caseiro por nada!!!) não vou me alargar em procurar responsáveis.
A questão aqui que quero abordar aqui é outra.
Quem ainda se sente confortável em enviar cartas, deixar dinheiro na conta corrente ou fazer a sua declaração de imposto de renda? Nada é proibido e não existe sigilo ou privacidade.
Por que basicamente, o caso é este. Se dados sigilosos de pessoas importantes e poderosas foram ilicitamente acessados devido a interesses partidários, o que dizer de nós, simples cidadãos?
Se qualquer pessoa pode ir em uma repartição pública com uma procuração porcamente falsificada e solicitar uma devassa na nossa vida, que garantias temos de que nossas informações estão seguras?
Se como o Serra disse, somos todos “Francenildos”, o que há de se fazer? Quem me garante que meu imposto de renda ou dados bancários não estão na mãos de quadrilhas especializadas?
Pense nisto.
Achou que o caso agora é importante?
Boa Noite
Discussion
No comments yet.