Vivemos em um mundo onde as desigualdades sociais são enormes. Neste cenário o Brasil é um dos paises mais desiguais, estando no mesmo patamar de países como Haiti, Bolivia e Madagascar.
Claramente, isto implica em falta de oportunidades, perspectiva e esperança para boa parcela de nossa população e muitos se aproveitam desta situação para recrutar homens, mulheres e crianças para o tráfico de drogas, assaltos, entre outros.
Analisando diversas reportagens sobre os motivos que levam pessoas a ingressar no crime, podemos claramente identificar alguns pontos comuns:
- Filhos passando fome;
- Falta de estudo;
- Violência como única constante na vida;
- Falta de perspectiva;
Se olharmos com atenção iremos verificar que vários destes pontos poderiam ser evitados se nós como sociedade, exigissemos dos nossos governantes mais comprometimento em combater estas desigualdades, em executar as tais “reformas” que há décadas são prometidas e depois relegadas ao esquecimento.
Existem pessoas que decidem por uma vida de crimes, estas precisam ser presas, mas outras são levadas diretamente ao crime devido as nossas desigualdes, estas precisam ser presas…Mas precisam ser ajudadas.Infelizmente, enquanto sociedade somos coniventes com a situação e indiretamente acabamos sendo os arquitetos do nosso próprio sofrimento.
Precisamos mudar esta situação urgentemente para que estas pessoas tenham uma chance de dizer não ao crime.
E para que nós tenhamos uma chance de uma vida mais tranquila.
Boa Noite
Discussion
No comments yet.