//
you're reading...
Ajuda

Ninguém é capaz de te magoar, ofender ou te obrigar a fazer nada.


É normal ouvirmos frases do tipo “Ele(a) me magoou muito”, não quero saber mais de fulano, ele só me magoa…etc

Mas será que é assim mesmo?

Eu honestamente acho que não. Ninguém é capaz de te magoar ou ofender, você se magoa e se ofende por motivos que somente você sabe. Ninguém tem a capacidade lhe infligir mágoa.

Quando alguém diz algo “capaz” de te magoar, cabe a você pensar “isto realmente não é verdade” e seguir a vida.  Você pode também ponderar e chegar a conclusão que o que lhe foi dito é verdade, buscar melhorar e evoluir, mas sem martirizar

O mesmo vale para ofensas e obrigações. Você pode até ser ofendido por alguém, mas não precisa “ficar ofendido”. Quando alguém te ofende, o faz por medo, falta de argumentos e raiva. Invariavelmente

Então, por que se ofender? Você não é assim, certo? Por que perder tempo com isto? Esqueça e siga sua vida. Pra que gastar energia retrucando?

Mas é fácil fazer isto?

Claro que não, não sou tolo…Eu mesmo preciso contar até 100 várias vezes para não criar “guerras” com pessoas a volta. Mas eu conto, e aí sigo adiante.

Entenda que o que eu proponho aqui não é simplesmente aceitar as coisas passivamente, se posicionar e ter uma posição forte é importante, sempre. Mas não ofender e não se sentir ofendido é mais importante.

E ninguém também nunca te obriga a nada.

Sua esposa está te obrigando a ir na festa de aniversário de 1 ano da filha da amiga cujo marido é um mala? Não. A decisão de ir é sua. Você vai porque quer estar ao lado dela ou porque quis evitar uma briga. Mas a decisão de ir foi sua. Você poderia ter dito não.

Seu marido quer ficar em casa e assistir ao jogo de futebol e quer te obrigar a ficar em casa? A decisão de ficar é sua, você pode sair. Você fica porque é mais complicado sair sem ele ou porque quis evitar uma briga. Mas a decisão de ficar foi sua. Você poderia ter saído.

 

Se passarmos a assumir as rédeas de nossos atos ao invés de colocar a responsabilidade em terceiros, passamos também a ter o controle do nosso espaço. E aprendemos a respeitar também o espaço dos outros.

E sim, fica mais fácil viver e conviver.

Bom dia a todos

Advertisements

About Alexandre Cezar

A 39 years old Brazilian guy, married and happy. Looking to share ideas, discuss and improve them for who knows make this world a better one.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

July 2010
M T W T F S S
« Jun   Aug »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

Insira seu endereço de email para receber atualizações do Blog automaticamente por email.

Join 93 other followers

Advertisements
%d bloggers like this: