É desesperador.
Ano após ano chove em Janeiro e Fevereiro no Sul/Sudeste do Brasil.
Ano após ano temos enchentes, desmoronamentos, desabrigados, mortos, desespero e caos.
E ano após ano nossos governantes ficam atônitos com a quantidade de chuva que cai e colocam a culpa no clima, no povo ou no Papa. Mas eles nunca são responsáveis. Só falta dizerem que são mais vítimas do que os desabrigados!
Agora, como foi nos últimos anos, é época de chuvas no Nordeste.
Mais caos, destruição e mortes.
E mais autoridades atônitas sem saber o que fazer.
É a “crônica de uma morte anunciada”, só que aqui na vida real, os motivos dos nossos políticos são ainda mais tacanhos que os dos personagens do livro de “Gabriel Garcia Marques”.
Os avisos mais uma vez foram numerosos e o último foi emitido em Abril pelo Tribunal de Contas da União que em Abril de 2010 emitiu um comunicado criticando o sistema nacional de defesa cívil criticando os valores e a distribuição dos mesmos pelas áreas afetadas. Para que se tenha uma idéia, Santa Catarina que sofre muito com as chuvas recebe apenas 0,7% do total do dinheiro destinado a prevenção de desastres. O governo repassa mais dinheiro ao programa Bolsa Família do que ao Programa de Prevenção/Remediação de Desastres.
Agora, cabe a nós ajudar aqueles que estão necessitados.
Para quem deseja fazer doações, a Defesa Civil avisa que as prioridades são: alimentos de pronto consumo (enlatados e embutidos) e água potável, assim como cobertores, roupas, e medicamentos (anti-inflamatório, antibiótico, antitérmico e analgésicos). Confira aqui os locais disponíveis para recebimento.
Para quem está longe e quer ajudar, o estado de Alagoas disponibilizou duas contas para receber doações:
Banco do Brasil: Agência: 3557-2 Conta: 5241-8
Caixa Econômica Federal: Agência: 2735 Conta: 955-6 Operação: 006
Mas, se nós enquanto povo não tomarmos as rédeas da situação e exigirmos mudanças, nada neste país irá mudar, e ano que vem muitos mais irão sofrer com a negligência de nossos governantes.
Bom dia
Discussion
No comments yet.