//
you're reading...
Educação, Opinião

Sem educação, não dá.


Li uma reportagem na revista Veja desta semana sobre o problema da educação neste país, onde o autor faz uma análise de até onde poderemos crescer como país sem investirmos adequadamente em educação. Recomendo a leitura.

Vou buscar colocar a minha visão sobre o assunto.

É interessante lembrar que desde muitas décadas atrás o país discute sobre seus problemas de ensino, a falta de professores qualidados e valorizados, falta de material, investimento, de um currículo escolar atualizado e outros problemas, mas se pararmos para analisar a situação atual veremos que esta só piorou.

Como podemos imaginar um futuro para este país em um mundo que está se tornando completamente interligado e onde as exigências de qualificação são cada vez mais rígidas, se nós que hoje somos basicamente um país de exploração de matéria prima precisaremos nos tornar um país de geração de tecnologia?

Olhando para países como Índia e China onde se formam muito mais profissionais qualificados do que aqui e para onde muitos dos centros de desenvolvimento de tecnologias de ponta estão sendo transferidos podemos ter já uma idéia do que o futuro nos aguarda.

Nestes países, os alunos aprendem no mínimo além de sua lingua natal o inglês, porque obviamente este é um mundo globalizado e obviamente o inglês é a lingua mais falada no mundo. Aqui mal aprendemos o português e vivemos no chamado “Mercosul” onde todos os outros membros falam espanhol. E não ensinamos o espanhol para as nossas crianças, o que obviamente nos traria enormes vantagens competitivas. Inglês? Só para inglês ver….

Por exemplo, em 2008 segundo a Organização Mundial de Propriedade Intelectual o Brasil gerou 384 patentes enquanto a China gerou 5486 patentes. É uma disparidade enorme e assustadora.

Alguns estrangeiros conhecidos meus que vem ao país me falam assombrados que não conseguem se comunicar com as pessoas quando vão a um shopping. Ninguém os entende. Alguns falam inglês, outros francês, outros espanhol. Mas não adianta…A dificuldade de comunicação é enorme em qualquer uma destas linguas. Isto em São Paulo e Rio, imagine no restante do país…

E não vemos esperança de mudanças no horizonte. Nossas crianças saem da escola básica sem conseguir formar uma frase coerente, muitos adultos escrevem em uma lingua que pode parecer tudo, menos português.

Outros países emergentes investem pesadamente em educação como alicerce de seu crescimento e nós aqui investimos em um projeto chamado “Bolsa Familia” que como regra obriga as famílias que são sustentadas por ele a enviar seus filhos para a escola. Sem discutir os aspectos éticos e políticos deste projeto diria que é louvável enviar as nossas crianças carentes para a escola de forma a escapar da sina de seus pais. Mas eu pergunto…

Que escolas são estas???? Muitas não tem paredes, não tem lousas, nem giz ou professores qualificados. Como alguém pode esperar que dali saiam adolescentes minimimamente preparados para o mercado de trabalho?

Temos agora uma nação de semiletrados onde a maioria das pessoas não é capaz de compreender um texto como este.

E nós, como povo estamos dando de ombros para este problema. Outro dia ouvi de um colega de trabalho “graças a Deus posso pagar pela escola do meu filho”.

Quer dizer que é assim? Se eu posso pagar pela educação do meu filho, o problema não é mais meu?

Este meu colega deve ter cabulado as aulas de “Educação Moral e Cívica”.

Mas esta matéria também não existe mais…

 

Bom dia a todos

Advertisements

About Alexandre Cezar

A 39 years old Brazilian guy, married and happy. Looking to share ideas, discuss and improve them for who knows make this world a better one.

Discussion

No comments yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

April 2010
M T W T F S S
« Mar   May »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  

Insira seu endereço de email para receber atualizações do Blog automaticamente por email.

Join 95 other followers

%d bloggers like this: