Somos confrontados diariamente com centenas de situações onde precisamos tomar uma decisão, várias delas triviais, outras nem tanto. E algumas delas costumam nos assombrar…
“Será que tomei a decisão correta? Por que não fiz isto ao invés daquilo? Deveria ter considerado este fator também…etc”. E muitas vezes somos lembrados das consequências de uma decisão (por nós mesmos ou por outros) por anos.
Como é possível conviver com uma cobrança desta?
Entendo não ser possível. Remorso, culpa, tristeza são sentimentos recorrentes aqueles que são julgados por terem tomado uma decisão que na sua visão ou na de outros próximos foi errada e isto acaba se transformando em culpa e não dá pra viver bem assim.
E devemos apenas aceitar este fato por que é da condição humana se questionar, julgar e ser julgado a todo momento?
Meu entendimento é diferente, vejo que é possível tomarmos nossas decisões e entender que elas foram as melhores possíveis.
Alguns podem dizer…“Ah, mas eu poderia ter feito diferente”
Não poderia. Simplesmente porque se você pudesse ter tomado uma decisão diferente, com certeza você a teria tomado.
Existe uma infinita quantidade de decisões possíveis para cada situação, algumas você identifica de imediato, outras é necessário que pense um pouco para enxergá-la e algumas estão mais alto do que podemos enxergar no nosso degrau de evolução atual.
Mas dentre todas as decisões possíveis, você escolheu uma.
A melhor.
Você sempre faz isto. Toma as melhores decisões e sempre faz o seu melhor. Não importa o que a sua mente diga, não importa o que os outros digam.
Conscientize-se disso. Você sempre faz o melhor possível.
Procure pensar assim algumas vezes, você vai ver que a carga ficará mais leve.
E sua vida ficará mais alegre.
Tenham um bom dia.
Discussion
No comments yet.