Bom dia,
Somos todos seres humanos e como tais temos problemas, dúvidas e imperfeições. Faz parte do nosso processo de evolução.
E como tais estamos sujeitos a todas aquelas questões do dia a dia que nos enervam.
Trânsito caótico, educação muito cara, stress no trabalho, violência, corrupção, etc, etc…
Você nunca se viu em uma situação parecida? Acredito que sim, afinal estas coisas acontecem com todo mundo. E muita gente acaba acreditando que a vida é assim mesmo e termina caindo em depressão por se ver em uma espiral de eventos negativos que parece não ter fim.
Mas a vida é assim mesmo?
Claro que não.
É necessário uma visão diferente sobre as coisas para que possamos encarar a vida de outra forma.
É importante quebrarmos o ciclo de acontecimentos do dia a dia que nos desmotivam. Precisamos parar de viver as mesmas experiências frustrantes.
E como fazemos isto?
Uma das respostas mais simples e eficazes que conheço é:
PLANEJANDO O MEU DIA.
Muitos devem estar pensando…Ah tá!!! Fácil…Mas, como é que isto funciona?
É simples, apenas exige cinco minutos da sua manhã.
Ao acordar, antes mesmo de levantar, planeje a maneira como você quer que seu dia ocorra, por exemplo:
“Ao levantar irei tomar um banho relaxante, tomar café com minha esposa e filhos e lembrá-los de como eles são importantes pra mim e de quanto eu os amo, irei para o trabalho sem me aborrecer com o trânsito pois estou levando um CD que gosto para ouvir no caminho, chegando lá irei cumprimentar a todos e dizer-lhes bom dia. Vou organizar minhas atividades de forma a produzir mais, com qualidade e sem ultrapassar meu horário de trabalho. Irei almoçar em um restaurante legal das redondezas com alguns colegas do trabalho e aquela reunião da tarde não será chata pois todos seremos objetivos e claros buscando uma decisão adequada. Ao sair da empresa vou parar para tomar um café naquela cafeteria perto do estacionamento e depois vou para casa sem me preocupar com o trânsito pois estarei contente por ter tido um dia bom e por estar indo ver minha família. Ao chegar em casa irei beijar minha esposa e filhos, tomar um banho, jantar e elogiar a comida preparada pela minha esposa, brincar com meus filhos, colocá-los para dormir, ler algumas páginas de um bom livro, conversar com minha esposa sobre o dia dela e após isto irei dormir feliz por ter tido um dia excelente”
Planejar o dia desta forma nos anima e faz com que sejamos acolhidos com energia positiva, nos dando muito mais vontade para fazer as coisas acontecerem da maneira que queremos afinal você é capaz de alterar a sua realidade e a de outros a sua volta.
E se as coisas não acontecerem da maneira que você planejou?
Lembre-se que da mesma forma que você influencia a realidade de outros, eles também influenciam a sua mesmo sem saber, então aceite o fato e agradeça ao universo pelos bons momentos “e também pelos ruins!” pois ambos nos fazem crescer. E na manhã seguinte, planeje o seu dia novamente. As coisas vão acontecer.
Vale a pena 🙂
Oi Alexandre!
Gostei muito de sua reflexão sobre o planejamento do dia e vou um pouco mais além. O nosso cérebro é um computador que precisa de “input”, de preferência positivo, e os nossos pensamentos têm um papel de grande influência sobre a qualidade desse “input”. Se pensamos que tudo vai dar certo, então realmente vai dar. Se pensamos que podemos, então vamos conseguir. O planejamento que você sugere é exatamente isso: criar uma imagem mental positiva, que programa o nosso cérebro a adotar atitudes positivas! Eu me lembro bem de uma vez ter experimentado o assim chamado “bloqueio criativo” ao ser solicitada a criar um anúncio publicitário. O trabalho tinha que ser feito às pressas e eu não tinha nem ideia por onde começar e fiquei rabiscando o papel à procura de uma solução. Nada me agradava. Então um colega, sabiamente, disse o seguinte: “imagine esse folheto pronto em sua mente. Agora me descreva como ele é.” Pronto, o problema estava resolvido o o do cliente também!
É assim mesmo que funciona. 😉